Processos Gerenciais

A formação em Processos Gerenciais capacita os profissionais a compreender e gerenciar todos os processos de uma empresa, seja ela pública ou privada, de pequeno, médio ou grande porte. Assim, formam-se gestores com visão sistêmica e empreendedora, preparados para assumir qualquer desafio inerente à administração de um negócio.

O curso se caracteriza por sua multidisciplinaridade, pois aborda aspectos de áreas como finanças, jurídico, marketing, entre outras. Para maiores informações, é possível consultar a matriz curricular abaixo.

Fundamentado com marcos teóricos coerentes com as concepções de mundo globalizado, de vida e de homem que se tem, na FG o aluno é estimulado a aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a aprender.

O profissional Tecnólogo em Processos Gerenciais deve destacar-se no mercado de trabalho não apenas pela sua qualificação técnica, mas pelo diferencial do senso de responsabilidade socioambiental e pela postura ética frente aos desafios do mercado de trabalho, sendo plenamente capaz de desenvolver competências associadas à utilização dos métodos e técnicas modernas relacionadas às atividades de planejamento, execução, controle e gestão de bens e serviços.

O Tecnólogo em Processos Gerenciais é um profissional de nível superior, que pode atuar em empresas do setor primário, secundário e terciário. É detentor de uma ampla e sólida formação teórico-prática, que o torna conhecedor dos diferentes processos que viabilizam a aceleração no suprimento das empresas e a racionalização na distribuição de seus produtos, visando à redução de custos.

O Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais permite a formação em níveis, conforme forem sendo concluídos os seus 4 semestres a fim de tornar-se:

  • Auxiliar de Gestão;
  • Assistente Administrativo;
  • Analista de Gestão;
  • Coordenador Administrativo;
  • Tecnólogo em Processos Gerenciais.

Possui uma estrutura em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional de Nível Tecnológico, adotando a flexibilidade, a interdisciplinaridade e a contextualização do seu currículo como propósitos inovadores.

A FG, com relação aos conhecimentos adquiridos no Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, pretende formar profissionais que compreendam e dominem dos seguintes campos do conhecimento:

Modelos de Gestão Estratégica e Técnicas Organizacionais da Administração
Estratégias para o desenvolvimento de Marketing
Direito Administrativo, Civil, Empresarial e Tributário
Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa
Ética Profissional, Relações Étnico-Raciais e Responsabilidade Socioambiental

 1° Semestre

  1. Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa – 56h
  2. Matemática Financeira – 56h
  3. Teoria Geral da Administração – 56h
  4. Gestão Ambiental – 56h
  5. Relações Humanas, Profissionais e Ética – 56h
  6. Projeto Integrador I – 70h

 2° Semestre

  1. Estratégias em Marketing – 56h
  2. Direito Civil, Empresarial e Tributário – 56h
  3. Organização, Sistemas e Métodos – 56h
  4. Economia e Mercado – 56h
  5. Empreendedorismo – 112h
  6. Projeto Integrador II – 70h

 3° Semestre

  1. Planejamento Estratégico – 112h
  2. Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho – 56h
  3. Sistemas de Informação – 56h
  4. Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor – 56h
  5. Administração da Produção e Operações – 56h
  6. Projeto Integrador III – 70h

 4° Semestre

  1. Logística – 56h
  2. Finanças Corporativas – 56h
  3. Gestão de Vendas e Negociações no Varejo – 56h
  4. Gestão de Projetos – 112h
  5. Disciplina Eletiva* – 56h
  6. Projeto Integrador IV – 70h

Disciplinas Optativas 

  • Língua Brasileira de Sinais (Libras) – 56h
  • Direitos Humanos – 56h
  • Empregabilidade e Carreira – 56h
  • Psicologia Organizacional – 56h
  • Redes Sociais e Tecnologias da Informação e Comunicação – 56h
  • Consultoria Empresarial – 56h
  • Contabilidade Financeira – 56h
  • Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional – 56h
  • Negociação e Meios Alternativos de Solução de Controvérsias – 56h
  • Métodos Quantitativos – 56h
  • Teorias da Aprendizagem – 56h
  • Diversidade e Inclusão Social – 56h
  • Ciências da Religião – 56h

Atividades Complementares

  • Atividades Complementares – 110h

Informações Finais

  • Carga horária total do curso 1.678
  • Tempo de integralização (mínimo) 24 meses
  • Elaborar políticas com vistas à implementação eficaz da Gestão Empresarial;
  • Realizar análises de trabalho em um contexto globalizado;
  • Formular projetos, designando planos de ação para as propostas de melhorias nos ambientes organizacionais;
  • Empregar métodos, técnicas, táticas e instrumentos que otimizem as atividades mercadológicas das empresas.
  • Capacitar para integrar harmoniosamente os conhecimentos teóricos com os as práticas vivenciadas, visando uma aprendizagem dinâmica.
  • Analisar os problemas e desafios sociais, econômicos e culturais da região e como se traduzem em demandas para o Profissional habilitado;
  • Realizar atividades de cunho Empreendedor;
  • Analisar criticamente as organizações e o meio que estão inseridas, atuando de forma a antecipar-se às mudanças que se fizerem necessária;
  • Avaliar e implementar modelos de gestão competentes e inovadores;
  • Compreender a problemática comportamental do consumidor com vistas à tomada de decisão;
  • Utilizar as técnicas de comunicação e negociação aplicadas às atividades relativas a gestão de seus processos;
  • Correlacionar a legislação da gestão e do consumidor às práticas gerenciais;
  • Identificar e formular estratégias de planejamento da organização e seus processos buscando produtividade e lucratividade, com foco na visão estratégica;
  • Coletar, organizar e analisar dados relevantes para as atividades gerenciamento de processos;
  • Identificar e interpretar a legislação que regula as atividades de gestão;
  • Analisar e aplicar técnicas de gestão de empresas voltadas ao varejo;
  • Reconhecer o uso estratégico e operacional das informações sobre clientes, promovendo e comunicando seus produtos aos consumidores e ao mercado;
  • Reconhecer o processo de prospecção e gerenciamento das informações como ferramenta estratégica e operacional;
  • Otimizar o fluxo de informações da empresa como metodologia de inteligência organizacional;
  • Desenvolvimento de lideranças e equipes de trabalho com sinergias entre as várias áreas e atividades, utilizando a comunicação interpessoal e intercultural com qualidade, de forma segura e eficaz;
  • Criar estruturas que viabilizem a cadeia logística com maior eficiência;
  • Usar ferramentas de marketing para tomada de decisão;
  • Desenvolver técnicas de negociação;
  • Avaliar as demonstrações financeiro-econômicas em um processo decisório, entendendo os significados e os fundamentos de risco e retorno;
  • Avaliar e implementar modelos de gestão inovadores para o desenvolvimento do pensamento sistêmico nos processos decisórios.

Lia Cristiane Lima Hallwass

Currículo Lattes

O profissional formado pelo Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da FG estará habilitado a:

  • Desenvolver a gestão de negócios, com domínio das técnicas e dos processos que possibilitam atender ou adiantar às demandas do mercado, utilizando a ferramentas de gestão inovadoras, tendo sempre como condições eficazes a ética, o diálogo com as diferenças culturais, sociais e étnicas, a produção de conhecimento com qualidade e com responsabilidade social e ambiental;
  • Elaborar e implementar planos de negócios, utilizando métodos e técnicas de gestão, especificamente nos processos de comercialização, suprimento, armazenamento, movimentação de materiais e gerenciamento de recursos financeiros e humanos;
  • Ter as habilidades para gerir eficazmente o grupo de trabalho;
  • Ter capacidade de comunicação, liderança, negociação, busca de informações, tomada de decisão em contextos econômicos, políticos, culturais e sociais abalizados no trabalho em equipe;
  • Ser capaz de diagnosticar problemas e propor soluções condizentes com a necessidade e capacidade da empresa;
  • Oferecer suporte técnico quando necessário e manter um olhar voltado para as mudanças de mercado globalizado, a fim de capacitar a organização a manter-se competitiva;
  • Apresentar pensamento crítico e saber julgar as ações cabíveis em situações diversas;
  • Buscar atualização por meio da complementação do saber construído, adaptando-se às mudanças inerentes à vida profissional;
  • Estudar o mercado e seu ambiente socioeconômico para criar e inovar produtos, serviços e públicos;
  • Conhecer aspectos da legislação vigente que regula as atividades empresariais e que remetam ao oferecimento de produtos e serviços de qualidade;
  • Elaborar propostas de intervenção solidária na realidade da sociedade, respeitando os valores humanos, o meio ambiente e a diversidade sociocultural, quanto à pluralidade étnico-racial e na busca da consolidação da democracia.

Autorizado pela portaria 331 de 27/05/2014 publicada no D.O.U. de 28/05/2014.

PERÍODO: noturno
VAGAS: 60 por semestre
DURAÇÃO: 4 (quatro) semestres.

VALOR SEMESTRAL

Parcelado em até 6 (seis) vezes de R$530,00

22 de janeiro de 2020