
A formação em Processos Gerenciais capacita os profissionais a compreender e gerenciar todos os processos de uma empresa, seja ela pública ou privada, de pequeno, médio ou grande porte. Assim, formam-se gestores com visão sistêmica e empreendedora, preparados para assumir qualquer desafio inerente à administração de um negócio.
O curso se caracteriza por sua multidisciplinaridade, pois aborda aspectos de áreas como finanças, jurídico, marketing, entre outras. Para maiores informações, é possível consultar a matriz curricular abaixo.
Fundamentado com marcos teóricos coerentes com as concepções de mundo globalizado, de vida e de homem que se tem, na FG o aluno é estimulado a aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a aprender.
O profissional Tecnólogo em Processos Gerenciais deve destacar-se no mercado de trabalho não apenas pela sua qualificação técnica, mas pelo diferencial do senso de responsabilidade socioambiental e pela postura ética frente aos desafios do mercado de trabalho, sendo plenamente capaz de desenvolver competências associadas à utilização dos métodos e técnicas modernas relacionadas às atividades de planejamento, execução, controle e gestão de bens e serviços.
O Tecnólogo em Processos Gerenciais é um profissional de nível superior, que pode atuar em empresas do setor primário, secundário e terciário. É detentor de uma ampla e sólida formação teórico-prática, que o torna conhecedor dos diferentes processos que viabilizam a aceleração no suprimento das empresas e a racionalização na distribuição de seus produtos, visando à redução de custos.
O Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais permite a formação em níveis, conforme forem sendo concluídos os seus 4 semestres a fim de tornar-se:
- Auxiliar de Gestão;
- Assistente Administrativo;
- Analista de Gestão;
- Coordenador Administrativo;
- Tecnólogo em Processos Gerenciais.
Possui uma estrutura em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional de Nível Tecnológico, adotando a flexibilidade, a interdisciplinaridade e a contextualização do seu currículo como propósitos inovadores.
A FG, com relação aos conhecimentos adquiridos no Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, pretende formar profissionais que compreendam e dominem dos seguintes campos do conhecimento:
Modelos de Gestão Estratégica e Técnicas Organizacionais da Administração
Estratégias para o desenvolvimento de Marketing
Direito Administrativo, Civil, Empresarial e Tributário
Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa
Ética Profissional, Relações Étnico-Raciais e Responsabilidade Socioambiental
1° Semestre
- Administração de Marketing – 80 horas
- Sistemas de Informação – 80 horas
- Organização, Sistemas e Métodos – 80 horas
- Matemática Financeira – 80 horas
- Empreendedorismo – 80 horas
2° Semestre
- Tecnologias da Gestão – 80 horas
- Planejamento e Gestão Estratégica – 80 horas
- Gestão da Produção – 80 horas
- Gestão da Cadeia de Suprimentos – 80 horas
- Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado – 80 horas
3° Semestre
- Gestão Financeira – 80 horas
- Gestão de Talentos – 80 horas
- Gestão de Projetos – 80 horas
- Economia e Mercado Global – 80 horas
- Direito Empresarial – 80 horas
4° Semestre
- Responsabilidade Ética Profissional e Socioambiental – 80 horas
- Liderança e Desenvolvimento de Equipes – 80 horas
- Gestão da Qualidade – 80 horas
- Comunicação e Linguagem – 80 horas
- Projeto Integrador – Técnicas de Negociação na Área Empresarial e Apresentação – 160 horas
* Observe a Carga horária de disciplinas obrigatórias 1.680h
Disciplinas Optativas
- Língua Brasileira de Sinais (Libras) – 80 horas
- Direitos Humanos – 80 horas
- Empregabilidade e Carreira – 80 horas
- Psicologia Organizacional – 80 horas
- Redes Sociais e Tecnologias da Informação e Comunicação – 80 horas
- Consultoria Empresarial – 40 horas
- Contabilidade Financeira – 40 horas
- Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional – 80 horas
- Negociação e Meios Alternativos de Solução de Controvérsias – 80 horas
- Métodos Quantitativos – 40 horas
- Teorias da Aprendizagem – 40 horas
- Diversidade e Inclusão Social – 80 horas
- Ciências da Religião – 40 horas
- Inteligência Emocional – 40 horas
Atividades Complementares
- Atividades Complementares – 80 horas
Informações Finais
- Carga horária total do curso 1.760h
- Tempo de integralização (mínimo) 24 meses
- Elaborar políticas com vistas à implementação eficaz da Gestão Empresarial;
- Realizar análises de trabalho em um contexto globalizado;
- Formular projetos, designando planos de ação para as propostas de melhorias nos ambientes organizacionais;
- Empregar métodos, técnicas, táticas e instrumentos que otimizem as atividades mercadológicas das empresas.
- Capacitar para integrar harmoniosamente os conhecimentos teóricos com os as práticas vivenciadas, visando uma aprendizagem dinâmica.
- Analisar os problemas e desafios sociais, econômicos e culturais da região e como se traduzem em demandas para o Profissional habilitado;
- Realizar atividades de cunho Empreendedor;
- Analisar criticamente as organizações e o meio que estão inseridas, atuando de forma a antecipar-se às mudanças que se fizerem necessária;
- Avaliar e implementar modelos de gestão competentes e inovadores;
- Compreender a problemática comportamental do consumidor com vistas à tomada de decisão;
- Utilizar as técnicas de comunicação e negociação aplicadas às atividades relativas a gestão de seus processos;
- Correlacionar a legislação da gestão e do consumidor às práticas gerenciais;
- Identificar e formular estratégias de planejamento da organização e seus processos buscando produtividade e lucratividade, com foco na visão estratégica;
- Coletar, organizar e analisar dados relevantes para as atividades gerenciamento de processos;
- Identificar e interpretar a legislação que regula as atividades de gestão;
- Analisar e aplicar técnicas de gestão de empresas voltadas ao varejo;
- Reconhecer o uso estratégico e operacional das informações sobre clientes, promovendo e comunicando seus produtos aos consumidores e ao mercado;
- Reconhecer o processo de prospecção e gerenciamento das informações como ferramenta estratégica e operacional;
- Otimizar o fluxo de informações da empresa como metodologia de inteligência organizacional;
- Desenvolvimento de lideranças e equipes de trabalho com sinergias entre as várias áreas e atividades, utilizando a comunicação interpessoal e intercultural com qualidade, de forma segura e eficaz;
- Criar estruturas que viabilizem a cadeia logística com maior eficiência;
- Usar ferramentas de marketing para tomada de decisão;
- Desenvolver técnicas de negociação;
- Avaliar as demonstrações financeiro-econômicas em um processo decisório, entendendo os significados e os fundamentos de risco e retorno;
- Avaliar e implementar modelos de gestão inovadores para o desenvolvimento do pensamento sistêmico nos processos decisórios.
O profissional formado pelo Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da FG estará habilitado a:
- Desenvolver a gestão de negócios, com domínio das técnicas e dos processos que possibilitam atender ou adiantar às demandas do mercado, utilizando a ferramentas de gestão inovadoras, tendo sempre como condições eficazes a ética, o diálogo com as diferenças culturais, sociais e étnicas, a produção de conhecimento com qualidade e com responsabilidade social e ambiental;
- Elaborar e implementar planos de negócios, utilizando métodos e técnicas de gestão, especificamente nos processos de comercialização, suprimento, armazenamento, movimentação de materiais e gerenciamento de recursos financeiros e humanos;
- Ter as habilidades para gerir eficazmente o grupo de trabalho;
- Ter capacidade de comunicação, liderança, negociação, busca de informações, tomada de decisão em contextos econômicos, políticos, culturais e sociais abalizados no trabalho em equipe;
- Ser capaz de diagnosticar problemas e propor soluções condizentes com a necessidade e capacidade da empresa;
- Oferecer suporte técnico quando necessário e manter um olhar voltado para as mudanças de mercado globalizado, a fim de capacitar a organização a manter-se competitiva;
- Apresentar pensamento crítico e saber julgar as ações cabíveis em situações diversas;
- Buscar atualização por meio da complementação do saber construído, adaptando-se às mudanças inerentes à vida profissional;
- Estudar o mercado e seu ambiente socioeconômico para criar e inovar produtos, serviços e públicos;
- Conhecer aspectos da legislação vigente que regula as atividades empresariais e que remetam ao oferecimento de produtos e serviços de qualidade;
- Elaborar propostas de intervenção solidária na realidade da sociedade, respeitando os valores humanos, o meio ambiente e a diversidade sociocultural, quanto à pluralidade étnico-racial e na busca da consolidação da democracia.
Autorizado pela Portaria nº. 370/2018
- PERÍODO: integral (EaD)
- VAGAS: 500 anuais
- DURAÇÃO: 4 (quatro) semestres.
Parcelado em até 6 (seis) vezes de R$600,00