10 dicas para potencializar seus estudos

 

Você é daqueles que passa horas estudando e quando chega ao final parece que não aprendeu nada? Calma! Você não está sozinho. Isso acontece com a maioria das pessoas. Para potencializar seus estudos e tornar seu tempo mais produtivo, se liga nessas dicas que separamos para você. São dicas poderosas que vão te ajudar a aumentar significativamente seu aprendizado, melhorando sua concentração e memorização.

1. Prepare-se para começar

Quando você vai assistir a um filme na televisão, você não prepara o ambiente? Arruma seu cantinho, faz um lanche e pula no sofá para começar aquele filme que queria tanto ver? Pois é, e que tal fazer o mesmo com os estudos? Preparar o ambiente onde você vai passar horas estudando é muito importante. Em primeiro lugar, você deve se certificar de que o local estará livre de barulhos e distrações. Além disso, você pode deixar todos os suprimentos necessários por perto – café, água, comidinhas – para não precisar ficar levantando toda hora pra busca-los.

2. Divida o conteúdo a ser estudado

Você sabia que o seu cérebro se concentra melhor naquilo que você começa estudando e termina? Por isso, separe o conteúdo por matéria, estude o conteúdo por blocos, por exemplo se estiver estudando Matemática, primeiro veja as fórmulas de determinada matéria e faça os exercícios. Depois de uma pausa, parta para outro tema. Assim, você terá a teoria e a prática juntas na hora de reativar a memória sobre esse conteúdo.

3. Organize sua agenda

Organização é a palavra chave quando estamos falando de estudos. Planejar é preciso! Marque as datas das provas, entregas de trabalhos, assim você não perde os compromissos importantes. Você também pode estipular metas individuais independentemente das provas como, por exemplo, terminar de revisar o capítulo 1 até o fim do mês.

4. Crie seu próprio material de estudo

Já ouviu falar de mnemônicos? Assim são chamados os auxiliares de estudos; aquelas frases, siglas ou fórmulas que usamos para memorizar alguma fórmula ou conceito importante. Um exemplo é a frase Minha Vó Tem Muitas Joias, Só Usa Novidade. Nela, cada inicial representa um planeta do sistema solar. M=Mércurio, V=Vênus, T=Terra, M=Marte, J=Júpiter, S=Saturno, U=Urano e N=Netuno.

Além dessa técnica, você pode criar músicas, infográficos, organogramas, etc. Assim, você ativa locais da memória a longo prazo e deixa o material guardado no seu cérebro por muito mais tempo.

5. Pratique e compartilhe

Charles Jennings desenvolveu o método 70:20:10 para potencializar estudos. O modelo prevê que 70% do aprendizado se dá por experiências práticas; 20% por meio de compartilhamento de informação; e 10% se dá em sala de aula ou por meio de livros.

Então, se você não coloca o que estudou em prática, as chances de esquecer o assunto são muito grandes.

Uma ótima dica é formar grupos de estudos. Além de evidenciar a interação entre os membros, ter companheiros para estudar faz com que você se favoreça do ponto forte dos outros, que poderão te ensinar aquele conteúdo em que você mais tem dificuldade.

6. Utilize mapas mentais

Para melhor retenção e memorização do material estudado, o mindmapping sugere a substituição das anotações tradicionais – da esquerda para a direita, de cima para baixo – por um mapa com tópico central e galhos com associações, símbolos, ícones, cores e desenhos. Tudo o que facilite a nossa capacidade de assimilação é bem-vindo. Quanto mais diversidade, melhor!

Enquanto cuidamos de fazer as associações, o cérebro cuida de outras tarefas importantes: desenvolver a percepção de vários aspectos de um assunto, aprimorar a memorização pela conexão entre ideias essenciais e imagens, organizar e hierarquizar conhecimentos, desenvolver a objetividade, estimular a visão geral de ideias, desenvolver a capacidade de síntese, aprimorar o pensamento sistêmico, entre outras.

7. Autoexplicação

A autoexplicação mostrou-se ser uma técnica útil para aprendizagem de conteúdos mais abstratos. Na prática, trata-se de ler o conteúdo e explicá-lo com suas próprias palavras para você mesmo. Mas a técnica é mais efetiva se utilizada durante o aprendizado, e não após o estudo.

8. Estudo intercalado

O estudo intercalado é o que chamamos de rotação de matérias em posts anteriores. A pesquisa procurou saber se era mais efetivo estudar tópicos de uma vez ou intercalando diferentes tipos de conteúdos de uma maneira mais aleatória. Os cientistas concluíram que a intercalação tem utilidade maior em aprendizados envolvendo movimentos físicos e tarefas cognitivas (como ciências exatas). O principal benefício da intercalação, como já havíamos observado, é fazer com que a pessoa consiga manter-se mais tempo estudando.

9. Teste prático

Realizar testes práticos sobre o que você está estudando é uma das melhores maneiras de aprendizagem. Pesquisas mostram que realizar testes práticos é até duas vezes mais eficiente do que outras técnicas.

10.Descanse

Não é papo de preguiçoso! Descansar entre momentos de estudo é necessário, não só para manter a atenção como para manter o cérebro mais saudável. E não é como o amigo aí foto, é descansar mesmo, fazer uma pausa de pelo menos 5 minutos, essa prática deixa o seu cérebro em melhores condições para um estudo melhor.