4 de dezembro – Dia do Orientador Educacional

O dia 4 de dezembro vem para homenagear o Orientador Educacional. É ele quem auxilia os alunos durante seus estudos, ajudando jovens a encontrar sua vocação profissional através de táticas psicológicas e pedagógicas. Esse profissional geralmente atua em escolas, trabalhando junto à direção e prestando aconselhamento a estudantes.

O cargo é reconhecido pela lei nº 5.564, de 21 de dezembro de 1968, e regulamentado pelo decreto nº 72.846/73, sob o nome de Orientador Educacional. Para exercer essa profissão é necessário a formação prévia em pedagogia.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 determina que a formação dos Orientadores Educacionais se dê por meio de Cursos de Especialização Lato Sensu. Na rede pública de ensino do Brasil sua presença é imposta por leis e normas educacionais, sendo obrigatória.