Resumo do Relatório da CPA da Faculdade Global

1. Introdução

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Global atuou em 2024 coletando dados sobre a percepção de alunos, professores e corpo técnico-administrativo. Foram aplicadas pesquisas mensais na modalidade EaD e melhorias foram implementadas na infraestrutura e atividades extracurriculares do Curso Superior de Tecnologia (CST) em Processos Gerenciais. Para garantir sigilo e conformidade com a LGPD, os questionários foram enviados via Google Forms por e-mail em cópia oculta (CCO). Um evento virtual e cartazes informativos também reforçaram a conscientização sobre a CPA.

Em 2024, os questionários foram aprimorados para padronizar avaliações do ambiente e condições de trabalho para docentes e técnicos, além de autoavaliação para alunos e professores. O relatório apresenta o perfil dos alunos, sua inserção no mercado e avaliação acadêmica.

2. Planejamento da Faculdade Global

A FG busca sempre excelência e crescimento sustentável, seguindo, com plenitude, as 10 dimensões do SINAES para guiar seu planejamento estratégico. Em 2024, as pesquisas foram aplicadas semestralmente, orientando melhorias pedagógicas e estruturais, considerado o já alcançado padrão de excelência institucional em todas as dimensões avaliativas. As enchentes no Rio Grande do Sul impactaram a infraestrutura, mas a CPA manteve a continuidade das pesquisas e apoio integral à comunidade acadêmica.

Cronograma:

  • 5/01/2024: Análise dos resultados de 2023 e elaboração dos questionários de 2024.
  • 04/12/2024: Debate sobre os questionários e divulgação do relatório final.

3. Metodologia

Os questionários abordaram cinco eixos (Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura) e as dez dimensões do SINAES. Foram distribuídos via e-mail institucional e Moodle. A análise quantitativa utilizou escalas de 1 a 5, aplicando Análise de Correspondência Múltipla (ACM) para correlacionar aspectos qualitativos e quantitativos.

4. Resultados

Em todos os critérios e avaliações a IES obteve nota a máxima, confirmando a sua consolidada excelência na oferta acadêmica.

Corpo Discente:

Excelentes avaliações, todas com a atribuição de nota máxima.

  • Coordenação do CST recebeu nota máxima em todos os quesitos.
  • Infraestrutura (salas, AVA, biblioteca) obteve 5,0.
  • Professores bem avaliados (5,0).
  • Site e comunicação institucional receberam altas notas (5,0 e 5,0, respectivamente).

Corpo Docente:

Oito professores responderam ao questionário, todos do CST.

  • Excelente relação com Direção, Coordenação e Secretaria Acadêmica (média 5,0).
  • Infraestrutura (biblioteca, laboratório) avaliada superando as expectativas (média 5,0).
  • Site e AVA tiveram avaliação elevada (5,0).
  • Metodologia e planejamento do curso foram bem recebidos (média 5,0).
  • Sugestão para maior incentivo à participação discente nas atividades de extensão e pesquisa.

Corpo Técnico-Administrativo:

Onze respondentes avaliaram positivamente a infraestrutura, segurança e limpeza (média 5,0).

  • Sistema de gestão acadêmica recebeu excelentes notas (5,0).
  • Integração com a FG e comunicação interna foram excelentemente avaliadas.

5. Considerações Finais

Os resultados indicam alta satisfação com a Faculdade Global, tanto dos discentes quanto dos docentes e técnicos. As sugestões estruturais e pedagógicas foram bem recebidas, tendo em vista o aperfeiçoamento constante da IES, na manutenção da oferta de excelência ora alcançada. A CPA seguirá monitorando e implementando aprimoramentos para manter a excelência acadêmica e perfeição institucional.