Dia do Bibliotecário – 12 de março

O Dia do Bibliotecário é celebrado em 12 de março. A data foi estabelecida pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980. A data foi escolhida em homenagem ao primeiro bibliotecário concursado do Brasil, Manuel Bastos Tigre. A profissão de bibliotecário é fiscalizada pelo Conselho Federal de Biblioteconomia do Brasil. A profissão é regulamentada pela lei 9.674 e pela lei 4.084 e na legislação correlata.

O primeiro curso de biblioteconomia no país foi criado através do Decreto n. 8.835, de 11/07/1911. Em abril de 1985, na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro o curso teve seu início, tendo como diretor Manuel Cícero Peregrino Silva. O programa educacional se inspirava no modelo francês École de Chartes, que visava mais os aspectos culturais e informativos.

Para ser um bibliotecário, é necessário possuir bacharelado em Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação ou Gestão da Informação. O bibliotecário trabalha gerenciando bibliotecas, dentre suas tarefas estão a manutenção de sistemas informáticos, catalogação e indexação de obras. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 55% das escolas brasileiras não têm biblioteca escolar ou sala de leitura.

Faça sua graduação na FG