Dia Internacional contra a Homofobia – 17 de maio

O Dia Internacional Contra a Homofobia é celebrado em 17 de maio. A data também é conhecida como “Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia”, e visa conscientizar a população mundial sobre a luta contra a discriminação dos homossexuais, transexuais e transgêneros.

A data foi escolhida, pois em 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) excluiu a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). No Brasil a data faz parte do calendário oficial do país desde 2010.

O Brasil apresenta dados alarmantes. Segundo uma pesquisa da organização não governamental “Transgender Europe” (TGEU), o Brasil é o país onde mais se mata travestis e transexuais no mundo. Entre janeiro de 2008 e março de 2014, foram registradas cerca de 604 mortes de homossexuais. “No contexto da Agenda 2030, não podemos deixar ninguém para trás. Isso exige de nós um olhar especial também para a população LGBTQIA+, explica o coordenador residente das Nações Unidas no Brasil, Niky Fabiancic.

A data não é uma comemoração, ela serve para a conscientizar a população, criando assim uma sociedade baseada em respeito e tolerância à sexualidade de cada um. Neste dia, são organizadas diversas atividades que promovem e apoiam a igualdade de direitos dos homossexuais e demais pessoas que se encaixam na comunidade LGBTQIA+.