Dia Mundial da Educação – 28 de abril

No dia 28 de abril é celebrado o Dia Mundial da Educação. A data, assim como muitas, é sinalizada como um dia festivo, afinal, não somente professores e alunos, mas todo cidadão deve relembrar e pensar sobre o papel da educação em nossas vidas.

A data serve ainda para incentivar e conscientizar a população sobre a importância da educação, seja escolar, social ou familiar, para a construção de valores essenciais na vida em sociedade e do convívio saudável com outros indivíduos.

O Dia da Educação foi escolhido em decorrência do termino do Fórum Mundial de Educação realizado em Dakar, Senegal, no ano de 2000. Neste Fórum ficou constituído o compromisso dos países de levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo.

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” – Paulo Freire