Dia mundial do doador de sangue – 14 de junho

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado em 14 de junho. O objetivo deste dia é prestar uma homenagem a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância da doação, pois através dela milhões de vida são salvas. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2014, sendo uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 – 26 de junho de 1943), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

Quem pode doar sangue?

Homens e mulheres, com idades entre 16 e 58 anos, pesando acima de 50 quilos. Além disso a pessoa não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS (HIV), HTLV. Deve estar bem alimentado e descansado. Se estiver gripado, esperar no mínimo 7 dias após a recuperação para poder doar. Mulheres grávidas também devem esperar entre 90 e 180 dias após o parto para realizar a doação.

Após uma doação, as mulheres devem esperar 90 dias para fazê-lo novamente; enquanto os homens podem doar novamente em 60 dias.

No Brasil cerca de 1,8% de população é doadora de sangue, o ideal, para manter os bancos abastecidos e funcionamento perfeitamente, seria de 5%. #PartiuDoarSangue, doe sangue e salve vidas!

E para quem quer se inscrever no vestibular FG 2020/2 a gente tem novidade! Quem doar sangue entre os meses de junho e julho ganha a isenção da taxa de inscrição do vestibular, legal né?! Para se inscrever clique aqui.