FG recebe palestra sobre prevenção ao câncer de próstata

O Novembro Azul é uma campanha internacional que tem como objetivo disseminar informações sobre a saúde masculina e a prevenção ao câncer de próstata. Para promover ações de conscientização, na segunda-feira (19), a FG Graduação realizou, em conjunto com o Instituto Nacional da Próstata (Inprós), uma palestra com o tema “Novembro Azul – Prevenção Salva Preconceito Mata” para seus mais de 60 colaboradores.

A atividade foi coordenada pela presidente e palestrante do instituto, a bióloga Enilda Ferreira, e pelo conselheiro, Edson Ferreira. Os participantes receberam orientações sobre os sintomas da doença; a faixa etária em que se deve realizar o exame; os seis tipos de exames que podem ser realizados; as formas de fazer o autoexame e os profissionais que devem ser procurados a partir de qualquer anormalidade.

Entre as dicas para prevenção, Enilda destacou a adoção de uma alimentação saudável, a prática de atividade física diária, a manutenção do peso corporal adequado, não fumar e evitar bebidas alcoólicas e fazer exames preventivos a partir dos 40 anos. Além disso, a bióloga alertou para casos de preconceito em realizar o exame e as consequências deste gesto.

Os colaboradores também receberam informativos impressos que reforçam as principais ações para o combate à doença. Ainda no material, é ressaltado que o Novembro Azul foi instituído como lei estadual no Rio Grande do Sul em 2015 (14.759).

O Inprós é um serviço voluntário com foco na saúde do homem, especialmente na prevenção ao câncer de próstata. O instituto busca levar até a sociedade debates sobre o tema e disseminar informações para o combate e tratamento da doença.

A diretora da FG Graduação, Gabrielle Bordin, destaca que é sempre uma honra para a instituição fazer parte de discussões tão importantes para a comunidade, como é o caso do Novembro Azul, e trazê-las para dentro do ambiente acadêmico. “Notamos que quando o colaborador está bem informado, nossos alunos também estão. São sementes que são disseminamos para que todos possam colher”, encerra.