A Faculdade Global teve o prazer em receber, na sexta-feira (19/4), a Professora Thais Recoba Compodonico – Doutora em Ciências Sociais e especialista na temática sobre povos originários. O auditório da instituição foi palco para uma importante palestra sobre os desafios enfrentados pelos povos originários em nível nacional, desde a questão dos yanomamis, até tribos locais que sofrem de semelhantes dilemas – falta de reconhecimento por parte do poder público, vivendo à margem da sociedade e sem políticas públicas que lhes deem condições de viver em seu espaço, dada a ligação com a terra.
Durante um bate papo muito produtivo, a Professora Thais elencou diversas tribos em Porto Alegre, mostrando a proximidade da temática com o cotidiano dos profissionais da nossa instituição. Thais também lembrou que os desafios dos povos originários, cuja data de 19 de abril rememora suas lutas históricas, assemelham-se também a demandas de outras camadas sociais, mulheres, negros e pessoas com deficiência, dada tendência de encontrar-se literatura produzida e elaborada por homens brancos, tornando necessário um movimento que traga a história e a leitura de temáticas relevantes na sociedade, escritas e descritas por quem as vivencia.
Durante mais de 90 minutos, o corpo técnico-administrativo da Faculdade Global interagiu com a professora, falando sobre a representação de minorias na produção cinematográfica e televisiva, surgindo questionamentos sobre bibliografias compostas por escritores representantes das minorias sociais, maior integração no ambiente de trabalho e novas abordagens sobre a questão dos povos originários. A palestra foi concluída com agradecimentos por parte da professora convidada, elencando o quanto a luta dos povos originários é, também, uma luta por representação, representatividade e reconhecimento de todos.