10 de dezembro – Dia internacional dos Direitos Humanos

No dia 10 de dezembro, desde 1948, celebra-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data foi escolhida para reivindicar a garantia aos direitos fundamentais.  A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi assinada por 58 estados, seu principal objetivo é preservar a humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial, onde milhões de pessoas morreram.

Segundo a ONU – Organização das Nações Unidas “a dignidade é inerente à pessoa humana e é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo”. Os Direitos Humanos independem de raça, cor, orientação política, credo, sexo ou religião. O mundo inteiro promove atividades culturais, manifestações, passeatas e exposições com o intuito de informar os cidadãos a respeito da garantia dos direitos fundamentais inclusos na declaração.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos também engloba direitos civis e políticos, tais como o direito à vida, à liberdade, liberdade de expressão e privacidade. Além disso, também compreende os direitos econômicos, sociais e culturais, assim como o direito à saúde, educação e segurança social.