Dia do Professor – 15 de outubro

No dia 15 de outubro é celebrado, em todo o país, o Dia do Professor. A data busca homenagear todos os professores do Brasil. Afinal, eles têm um papel fundamental na educação, formação e capacitação de cada pessoa. Contudo, a data também é utilizada para pedir melhores condições de trabalho para os profissionais dessa categoria.

Como o dia 15 foi escolhido

A data, primeiramente, é uma referência à primeira lei sobre o ensino primário, de 15 de outubro de 1827 que criou as escolas de primeiras letras – titulado hoje de ensino fundamental. O decreto, assinado pelo Imperador Pedro I, foi marcado pela aliança entre Estado e Igreja, e estabeleceu que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.

No Brasil, para tornar-se professor, é necessário ter curso superior alguma área relacionada com o ensino, seja a pedagogia ou qualquer curso na modalidade de licenciatura, ou seja, no qual se apreendam os principais conceitos didáticos pedagógicos para serem aplicados em sala de aula.

Além disso, qualquer pessoa que tenha concluído o ensino superior com uma formação complementar posterior (pós-graduação lato sensu ou stricto sensu) também pode ministrar aulas na universidade. Contudo, é recomendável que o profissional faça uma especialização de docência em nível superior ou algum outro curso correspondente.

Campanha 2020 Unesco

Neste ano, a Unesco lançou uma campanha para homenagear os professores e professoras que, mesmo durante a pandemia da Covid-19 estão criando novas maneiras de ensinar. O tema escolhido foi “Professores: lidar com a crise e reimaginar o futuro”. Este ano, devido à situação atual, as celebrações ocorrerão online.

O gosto pela aprendizagem é a inspiração que o mundo precisa para evoluir. Feliz Dia do Professor!